Biópsia
O que é?
Biópsia é a remoção de um pequeno fragmento de tecido para avaliação anatomopatológica. A amostra removida durante a biópsia é analisada por um Médico Patologista, médico especializado na interpretação de exames laboratoriais e avaliação de células, tecidos e órgãos, responsável pelo diagnóstico da biópsia.
Sobre biópsia
- Não utilizar medicamentos com ácido acetilsalicílico e derivados (AAS®, Aspirina® etc.) nos 7 dias anteriores;
- Não é necessário jejum ou restrição alimentar.
** verificar o preparo de acordo com seus exames.
O objetivo da biópsia é observar qualquer mudança, como alteração da forma e do tamanho das células, sendo útil até mesmo para identificar a presença de células cancerígenas e outros problemas de saúde.
Assim temos o procedimento de Biópsia:
- Pulmonar;
- Renal;
- Mamaria;
- Próstata.
Nas primeiras 24 horas após a biópsia é recomendado evitar atividades físicas extenuantes.
É importante também consultar o Médico Radiologista no momento do exame para que todas as dúvidas sejam sanadas, assim como as restrições ou cuidados específicos. Tais como:
- realizar compressas de gelo após procedimento em Mama;
- em casos de dor moderada a utilização de analgésicos.
Informações
A biópsia é usada para identificar cânceres, infecções e outras condições, dando detalhes sobre diversas particularidades da doença, como o estágio do câncer, sua agressividade, ou, no caso de infecções, que tipo de bactéria está causando a doença.
Na maior parte dos casos as biópsias são feitas com anestésico local e em alguns procedimentos específicos podem levar sedação. Durante este procedimento o Médico Radiologista irá colher o material que será posteriormente analisado e diagnosticado em laboratório por Médico Patologista.